Projeto Bullying: o que é isso?

PROJETO PEDAGÓGICO

A “Coleção BULLYING – O que é isso? – Vamos Enfrentar Com Amor”, faz parte do Programa de Redução do Comportamento Agressivo nas Escolas e foi desenvolvida com o principal objetivo de oferecer aos educandos elementos para trazer esse tão delicado tema ao debate dentro do ambiente escolar.

Esse material – um kit gráfico e editorial -, especialmente elaborado, aborda o caminho essencial que deverá ser percorrido e trabalhado por professores e alunos, na busca de resultados extremamente favoráveis para minimizar os efeitos do assédio moral.

Nossa percepção nos sugere que devemos enxergar que as crianças já começam a praticar brincadeiras que possam ser consideradas assédio sem estarem tendo consciência de seus atos. Cremos que existem razões que dão embasamento a essas atitudes e para não condenarmos as crianças, jovens e adolescentes devemos compreender quais são as informações que possam estar sendo vivenciadas. E, que não sejamos apenas reprodutores estáticos de conhecimentos acabados, devemos aprender com a verdade daquele ser que está engessado em algum processo de ação, diante da sua própria existência.

Nessas circunstâncias reside, em boa parte, o problema de se lidar com o bullying, que envolvem vários atores sociais.

 

KIT BULLYING

1 –    Pôster Gigante

– Um material de impacto que tem a finalidade de abrir o tema, de criar as condições iniciais para o debate sobre bullying. Com várias ilustrações, que estimulam a reflexão, traz as cenas negativas e as positivas que precisam ser encontradas e interpretar as suas mensagens.

 

2 –    Livro do Aluno:

– Percorre as definições; as situações na escola ou até em casa; como enfrentar o assédio; dos tipos de brincadeiras que são consideradas como de mau gosto; quem são os agressores, as vítimas, as testemunhas; como todos estes atores se sentem; dicas úteis e importantes para superar; como ser ouvido e conversar sobre o problema; questões como forma de verificação do aprendizado, jogos e brincadeiras que revisam e ajudam na compreensão do tema. Material ricamente ilustrado e paginado com espaço para anotações espontâneas, que podem servir como meio de identificação do problema.

 

3 –    Livro do Professor

– Desenvolvido com dados e detalhes do que tem sido publicado e pesquisado de mais atual sobre o tema; dá todas as sugestões de como conduzir as campanhas de convívio social dentro do ambiente escolar; fornecer toda a linha de raciocínio que é desenvolvida com o aluno e é pautada com comentários que podem enriquecer a apresentação e aprofundamento do tema conforme o grupo alvo que está sendo instruído.

– Encontra-se um importante material para se realizar uma pesquisa de clima dentro da instituição de ensino, com dois modelos de abordagem, que são questionários já utilizados. Tem a função de obter dados ou de auxiliar na condução de um diálogo com a vítima ou o agressor de violência. Ainda, as pesquisas de clima podem estimular o debate da convivência social e com os dados colhidos podem ser definidas diretrizes para os programas de prevenção ou assistência a serem conduzidos na instituição de ensino.

 

4 –   Livro aos Pais

– Com uma linguagem coloquial, aborda o tema em tópicos e se propõe a ser um resumo compacto das idéias que foram apresentadas ao professor e aluno; assim os pais ou responsáveis terão as informações essenciais e importantes destas apresentações; o livro apresenta as maneiras de como o (a) filho (a) poderá buscar o diálogo e fornece dicas de como a família pode lidar com este problema.

 

 

Autor:

Mario Enzio Bellio Junior

Formado em Comunicação Social (Publicidade e Jornalismo); Pós Graduado em Administração de Empresas pela ESPM – Escola Superior de Propaganda e Marketing – S.Paulo – SP; Universidade Holística – Brasília – DF; Escola de Governo – São Paulo –SP; Bacharel em Direito – FADISP – S.Paulo – SP; Psicanalista e Mestrando em Questões Contemporâneas sobre Direitos Humanos – Universidad Pablo de Olavide  – Sevilha – Espanha. Professor universitário, palestrante e escritor de livros editados no Brasil e Japão.

 

Caso deseje o projeto completo, favor solicitar através dos nossos canais de contato.