Coleção Ampliar

Caríssimos/as leitores/as

Apresentamos a vocês a Coleção AMPLIAR – Abordagem Pedagógica sobre Ensino Fundamental de Nove Anos – com o objetivo de subsidiar os profissionais de educação, tanto os professores e professoras da docência como os demais gestores educacionais e escolares no desenvolvimento de ações para implementação desse novo regime, tais como:

● Regulamentação da mudança do regime do Ensino Fundamental.

● Estruturação do sistema de ensino.

● Organização administrativa e curricular da Rede de Ensino.

● Assessoramento ao processo de estudo e pesquisa da Equipe da Secretaria da Educação e do Conselho de Educação.

● Formação continuada para gestores e professores, pedagogos e secretários escolares.

● Monitoramento e avaliação do processo de implementação do novo regime.

Pretendemos que a Coleção Ampliar seja relevante, também, na elaboração e na realização de propostas de formação continuada de gestores educacionais, gestores escolares, conselheiros municipais de educação, professores, pedagogos e secretários escolares. Por isso, exploramos, nesta publicação, temas considerados estruturantes para um melhor entendimento sobre a implementação do novo Ensino Fundamental no atual cenário da educação brasileira.

Os 13 livros que compõem a Coleção Ampliar foram estruturados de maneira independente, ou seja, o leitor pode escolher por onde deseja começar sua leitura sem se preocupar com uma sequência linear dos livros para compreender as diferentes temáticas abordadas. É importante pontuar, também, que, em praticamente todos os livros, apresentamos estudos de casos e propostas de atividades para serem analisados tanto individual como coletivamente, na perspectiva de contribuir com a reflexão teórica e prática sobre os conteúdos tratados.

Vejamos os livros desta Coleção Ampliar  e seus respectivos temas para estudo:

NOVOS E ANTIGOS DESAFIOS CURRICULARES. Temas de estudo − Ensino Fundamental para Nove Anos; Currículo; Avaliação; Educação Inclusiva; Educação Ambiental e História e Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO. Temas de estudo − As crianças de 6, 7 e 8 anos de idade e o desafio da  alfabetização e  do letramento; A revolução conceitual na alfabetização; Os contextos de alfabetização; A leitura pela criança; A escrita pela criança; A potencialidade da leitura como situação de reflexão sobre a escrita; A leitura pelo professor; A produção oral com destino escrito.

LÍNGUA PORTUGUESA. Temas de estudo − Fundamentação teórica; Concepção sobre o ensino de Língua Portuguesa; Fundamentos: objeto de ensino e suas características; Expectativas de aprendizagem: propostas para reflexão do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

ARTE. Temas de estudo − A  Arte no currículo escolar do Ensino Fundamental: breve abordagem; Arte: algumas metodologias; Arte: indicadores para formulação de atividades do 1º ao 9º ano nas diferentes linguagens; Bases para a construção do plano de atividades em Arte; A avaliação em Arte.

EDUCAÇÃO FÍSICA. Temas de estudo − Um pouco de história; Educação Física: componente curricular como os demais; Educação Física e currículo; Educação Física: seu papel no desenvolvimento curricular; O papel da Educação Física na escola; A Educação Física, a ampliação do Ensino Fundamental para nove anos e a criança de seis anos de idade: desafios do contexto atual; Educação Física do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental: algumas expectativas de aprendizagem; Educação Física do 6° ao 9° ano do ensino fundamental: algumas expectativas de aprendizagem; Educação Física e os conteúdos do 1º ao 9º ano: reflexões e propostas; Procedimentos metodológicos no ensino da Educação Física; A estruturação de aulas e a relação professor – estudante; Características das atividades pedagógicas; Avaliação; Educação Física escolar: reflexões sobre teoria e  prática.

MATEMÁTICA. Temas de estudo − Matemática: história, teorias e práticas; Matemática: conceitos e reflexões teóricas; Educação matemática: mudanças e desafios; Matemática e currículo; Matemática: algumas estratégias para o ensino dessa área; Matemática e o desafio da avaliação formativa; Matemática: expectativas de aprendizagem e conteúdos do 1º ao 9º ano.

CIÊNCIAS. Temas de estudo − Ciências da Natureza: concepções e reflexões curriculares; Expectativas de aprendizagens: algumas possibilidades do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

HISTÓRIA. Temas de estudo − A História e seu valor educativo; Trajetórias metodológicas do ensino de História; Trilhando um caminho possível: entre o presente e o passado; Eixos curriculares para os anos iniciais (1º ao 5º ano) do Ensino Fundamental; Eixos curriculares para anos finais (6º ao 9º ano) do Ensino Fundamental.

GEOGRAFIA. Temas de estudo − algumas reflexões iniciais; Escola e ensino de Geografia na contemporaneidade;  A Geografia e as imagens; A Cartografia; Inovando um pouco por meio das imagens; O domínio das imagens; Eixos de referência, temas e problemas e repertório de referência; Expectativas de aprendizagem da Geografia do 1º ao 9º ano do Ensino Fundamental.

EDUCAÇÃO INFANTIL. Temas de estudo − Educação Infantil: fundamentos e concepções; Fundamentos e concepção de currículo e metodologia; O ambiente; O uso do tempo; As propostas de atividades e a seleção de materiais; Indicadores da qualidade na Educação Infantil: subsídios para organização de conteúdos; A avaliação na Educação Infantil; Expectativas de aprendizagem.

LÍNGUA ESTRANGEIRA MODERNA. Temas de estudo − Fundamentação teórica; Concepção sobre o ensino de Língua Estrangeira; Expectativas de aprendizagem; Orientações metodológicas; O professor de Língua Estrangeira Moderna; Fundamentos: objeto de ensino e suas características; Formação continuada; Avaliação.

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS. Temas de estudo − Educação de Jovens e Adultos: trajetórias e marcos legais; Educação de Jovens e Adultos: objetivos, sujeitos, características e  identidades; Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA): diretrizes pedagógicas nacionais; Currículo: contexto geral e especificidades da EJA; Educação de Jovens e Adultos: desafios metodológicos; Educação de Jovens e Adultos: desafios da avaliação.

GESTÃO EDUCACIONAL.  Temas de estudo − Sistema educacional brasileiro; A cidade que educa: desafios e perspectivas para uma educação de qualidade; Gestão educacional e gestão escolar: diálogos necessários; O projeto político-pedagógico: eixo da ação educativa; O planejamento e os instrumentos da gestão; O Plano de Desenvolvimento da Educação; O Plano de Ações Articuladas (PAR); O Plano de Desenvolvimento da Escola (PDE); Os indicadores da qualidade na educação.


Desejamos grandes oportunidades de estudos e significativas aprendizagens!